Eu aprovo. Declaração conjunta.
Nós, participantes do quinto fórum latino-americano contra o antissemitismo, realizado hoje no Rio de Janeiro, Brasil, concordamos com a seguinte declaração.
Fazemos um apelo às autoridades regionais, nacionais e locais, bem como às empresas, entidades cívicas e ONGs de toda a América Latina, para que desenvolvam e promovam práticas de tolerância zero, medidas legislativas, ações executivas e regulamentações de redes sociais para identificar e combater as manifestações de antissemitismo.
Afirmamos a necessidade vital de adotar e aplicar de maneira generalizada a definição de trabalho de antissemitismo da Aliança Internacional para a Memória do Holocausto – IHRA – a ferramenta mais confiável e eficaz para delimitar todas as formas contemporâneas de antissemitismo. Instamos os líderes latino-americanos a adotarem e defenderem essa definição.
Apoiamos o desenvolvimento de iniciativas educacionais e programas inter-religiosos para construir pontes de compreensão mais profunda, respeito mútuo, solidariedade e aliança entre as comunidades judaicas e os povos de todas as religiões e origens que compõem a diversidade da América Latina.
Mantemos nossa solidariedade com o Estado de Israel e apoiamos firmemente seu direito à autodefesa contra o regime iraniano e seus representantes terroristas regionais, incluindo o Hamas, com sede em Gaza, autor do massacre de 7 de outubro de 2023, o pior ataque contra o povo judeu desde o Holocausto, assim como o Hezbollah, no Líbano, e os Houthis, no Iêmen.
Relembramos as vítimas do 7 de outubro, honramos a memória dos 1.200 homens, mulheres e crianças brutalmente assassinados naquele dia sombrio, cujos horrores nunca devem se repetir.
Exigimos que o regime iraniano preste contas por suas atividades terroristas globais, tanto passadas quanto presentes, inclusive na América Latina, e apoiamos os esforços para frustrar suas ambições nucleares que ameaçam a segurança e a estabilidade do Oriente Médio e do mundo inteiro.
Rejeitamos todas as tentativas de isolar e boicotar o Estado de Israel e incentivamos o fortalecimento dos laços bilaterais entre os países latino-americanos e Israel em todos os âmbitos relevantes, incluindo a diplomacia, a segurança, o comércio, a tecnologia, o desenvolvimento econômico, a agricultura e o turismo.
Rio de janeiro, 13 de outubro de 2025
Com a presença de delegações e 18 países.
